sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Enade... BOICOTE!

"Que se pinte de negro, que se pinte de
mulato, que se pinte de operário, ...
pois a universidade não pertence a ninguém
e sim a todo povo.
” (Ernesto CHE Guevara)


QUEM É ESSE TAL DE ENADE?


O Enade é parte do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Superior). A Lei do Sinaes marcou o início da implementação da
Reforma Universitária no Brasil. Compõe o Sinaes avaliação das
instituições, dos cursos e o Enade.
Ao invés de avaliar para melhorar, o Enade avalia para punir, para
checar se as universidades estão adequadas a um modelo de ensino
onde o que importa é a produtividade e o lucro, e não a qualidadede
ensino como algo que renda frutos para o estudante e a sociedade.
Algumas características importantes do ENADE:


RANQUEAMENTO


No Enade o desempenho dos estudantes será expresso em conceitos de 1 a 5.
Sendo assim, os resultados do Enade são utilizados facilmente como
propaganda para o mercado, enfatizando uma visão produtivista do ensino e
deixando de lado seu papel social.
Além de ser uma avaliação que não diz nada, pois não apresenta um
diagnóstico da situação do curso e instituição, que é o papel de uma avaliação
de verdade.


CARÁTER PUNITIVO E OBRIGATÓRIO


O Enade prevê um aumento de verba para os cursos bem avaliados e
diminuição para os contrários. Ao ser punitivo, o Enade não fornece uma
análise crítica e propositiva para intervenções, com o objetivo de sanar os
problemas. Pelo contrário, pune os cursos incentivando inclusive que os cursos
se adequem à lógica do Enade. Se a prova valoriza uma formação humanista,
os cursos vão se adequar a essa lógica; se ela valoriza uma formação
tecnicista, vão se adequar também.


CENTRALIZAÇÃO

O ENADE é realizado por uma comissão (a Conaes) composta majoritariamente
por representantes do MEC. Dessa maneira, o processo é centralizador. Não há
participação das Instituições de Ensino e da sociedade civil.

DESRESPEITO ÀS CARACTERÍSTICAS REGIONAIS

O ENADE é um exame único pra todo Brasil. Dessa forma analisa o ensino como
se o país todo fosse uma coisa só, ignorando características sociais, políticas,
econômicas, culturais, prejudicando a diversidade cultural brasileira que se
reflete no ensino das instituições.


INDIFERENCIAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO


Assim como o Provão do governo FHC, o Sinaes ignora a necessidade de se
avaliar instituições públicas e privadas de modo diferenciado. Não se pode
avaliar da mesma maneira uma instituição que depende de verbas públicas
para se manter e uma instituição cujo financiamento provém diretamente da
arrecadação com mensalidades e que pode aumentá-las sem nenhum tipo de
regulação ou restrição.


PREMIAÇÃO DOS BEM COLOCADOS


O Sinaes premia os estudantes com melhor desempenho no Enade com bolsas
no MEC. Além de avaliar individualmente cada estudante, acirra a
competitividade entre estes e enfraquece os possíveis boicotes, pois o avaliado
terá que abrir mão de concorrer a estes prêmios.
Essa tentativa de “comprar” os sorteados com bolsas de estudos ainda fere um
princípio constitucional muito importante que é o da isonomia, ou seja, a
igualdade de direitos, já que só quem é sorteado para o Enade pode concorrer
às bolsas.

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