sexta-feira, 30 de maio de 2008

Estudantes de Direito da UFPR derrubam portaria que desobrigava professores de dar aulas no curso de graduação

Foram realizadas três assembléias gerais com quorum qualificado e dois atos no espaço de uma semana. Houve paralisação das aulas, passagens em sala e debates abertos nos saguões do Direito/UFPR. Houve um movimento permanente de cerca de 200 pessoas, apesar de todas as dificuldades, e apoio de diversos Centros Acadêmicos, do DCE-UFPR e do SINDITEST-PR. Houve, acima de tudo, democracia entre os estudantes.

Diante da mobilização estudantil o Diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, profº Luiz Alberto Machado, revogou a portaria 08/2008, que criava o "professor pesquisador" e desobrigava professores conceituados na academia de dar aulas na graduação. E mais, o diretor vergonhosamente declarou ao COPLAD (Conselho de Planejamento da UFPR) que nunca mais colocará os pés na Universidade e que, para isso, instalará um GPS no seu carro para que o motor pare de funcionar quando chegar a 1 Km de distância do prédio.

A revogação da portaria é fruto, sem a menor dúvida, da mobilização estudantil. Entretanto, a maneira vergonhosa com que o profº Machado deixa a direção do setor de Ciências Jurídicas é fruto da qualificação e politização dos debates.

Nos debates pudemos denunciar o autoritarismo da direção e o descaso do corpo docente para com a qualidade do ensino público. A compreensão geral dos estudantes foi a de que a Universidade Pública precisa de democracia nos Conselhos e em suas respectivas eleições.

Essa é a verdadeira vitória. Se somente derrubássemos a portaria teríamos apenas uma vitória pontual, sem nada a acrescentar para o futuro da Universidade e do Movimento Estudantil. Mas, pelo contrário, tivemos a coragem de ir fundo na questão a ponto de o movimento sentir-se à vontade para gritar pela democracia, pela exoneração dos ímprobos e pela qualidade de ensino.

A vitória representada pela derrubada da portaria e pela vergonha do nosso diretor somente nos ensina que juntos e democraticamente organizados podemos alcançar melhores resultados.

A derrubada da portaria serviu para demonstrar a urgência da democracia na Universidade Pública, com representação paritária em todas as suas instâncias de decisão. E é por isso que o movimento continua, com nova assembléia marcada para hoje à noite.
Gregório H. Brüning
Direito/UFPR

Nenhum comentário: